Durante os quadros de rinites, sinusites, gripes ou resfriados, ocorre uma inflamação que leva a dilatação dos vasos da mucosa e isso acaba gerando a sensação de nariz entupido.
Os descongestionantes tópicos nasais (aquelas medicações de pingar no nariz) promovem uma vasoconstrição com alívio imediato do nariz entupido.
Porém, após apenas alguns dias de uso, essa medicação costuma ter um efeito rebote após o término do seu efeito, levando a mais obstrução nasal e consequentemente a mais uso da medicação, criando assim um ciclo vicioso, onde a obstrução nasal passa a ser causada e TEMPORARIAMENTE aliviada com o uso, levando a uma frequência cada vez maior de uso assim como maiores doses e uma eventual dependência da medicação.
Esse processo de inflamação causada pelo uso excessivo de descongestionantes tópicos nasais é o que chamamos de rinite medicamentosa.
O uso excessivo dessas medicações também pode trazer outros efeitos colaterais como tremores, aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial.
O tratamento dessa rinite envolve a suspensão do uso dessas medicações e o uso de medicações nasais para o controle adequado da inflamação da mucosa nasal.
コメント